Histórico

 

O NUTRA foi fundado como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará em 1994 e surgiu de um movimento que tinha como objetivo atender à demanda do curso de Psicologia da UFC por um espaço, além das duas disciplinas ofertadas no curso, para o estudo em Psicologia do Trabalho. Em 1985, aconteciam os Seminários de Psicologia Organizacional, coordenado pela professora Fátima Sena, considerados como ponto inicial do NUTRA. Em 1994, os professores Cássio Braz, Lúcia Siebra e Fátima Sena apresentaram o projeto de extensão, em 21 de setembro de 1994, dando reconhecimento formal junto ao departamento de Psicologia da Universidade do já vigente núcleo.

O ano de 1995 foi marcado por iniciativas de atuação do núcleo com o intuito de viabilizar um espaço maior na área de Psicologia do Trabalho. Através do NUTRA, foram retomados os Seminários de Psicologia Organizacional que não eram realizados desde 1990.

No ano de 1995/1996, alguns professores foram afastados, dentre eles a professora Fátima Sena para cursar o doutorado. Os afastamentos progressivos dos docentes não ocasionaram, naquele momento, uma paralisação do projeto de expansionista e ativo do NUTRA, pois um número cada vez maior de estagiários e voluntários passaram a ter uma colaboração cada vez marcante junto ao NUTRA.

Sob a coordenação do professor Cássio Braz e com uma maior maturidade, o NUTRA pode desempenhar um papel voltado mais para a extensão. O reflexo desse novo perfil fez-se sentir nas atividades futuras que passaram a ser empreendidas pelo núcleo.

No ano de 1996/1997, o NUTRA passou a ter a responsabilidade no Processo de Seleção de todo o corpo discente do Instituto Dragão do Mar, através de um convênio com a Secretaria de Cultura do Estado. Ainda nesse período, foi realizado o II Seminário Interno de Planejamento Estratégico onde foram redefinidos os objetivos do NUTRA.

No ano de 1997/ 1998, o núcleo deu ênfase a manutenção dos trabalhos realizados junto ao Instituto Dragão do Mar e também a expansão de atividades de consultoria junto a órgãos da Administração Pública.

No decorrer do ano de 1998, foi elaborado o Regimento Interno do NUTRA. Esse período também foi marcado pelo afastamento do professor Cássio Braz para realizar seu curso de doutorado.

Durante o ano de 1999, o NUTRA seguiu realizando várias atividades baseadas na articulação das estratégias de extensão, pesquisa e ensino como forma de visualização de outra dimensão da psicologia do Trabalho.

Em 2001, o NUTRA passou por um período difícil. Dentre alguns motivos o afastamento, por motivos de doença, da professora Fátima, devido o professor Cássio Braz ainda não ter retornado de seu doutorado e a professora Lúcia Siebra estar na chefia do Departamento do curso de Psicologia, ocasionou uma perda na sua área de atuação.

No ano de 2002, a professora Fátima Sena voltou a assumir a coordenação do núcleo. Foi nesse período que o NUTRA começou a ganhar espaço novamente dentro do curso e conseguido maior visibilidade.

Nesse período foram revistas a sua missão, suas metas e objetivos. Procurou-se priorizar o desenvolvimento de pesquisas, nas quais houvesse uma aproximação com a Psicologia Social. Enfatizaram-se também os estudos que compreendem o trabalho como uma categoria de construção de subjetividade e de identidade.

O professor Cássio Braz retorna de seu doutorado no ano de 2003, e, juntamente com a professora Fátima Sena, começou a realização de trabalhos com um enfoque maior na perspectiva do trabalho como uma categoria mais ampla.

Nos anos de 2004/ 2005, desenvolveu muitos projetos como: Seminário de Introdução ao Curso de Psicologia; Seminário de Teorias e Práticas Psicológicas; Saúde, entre outros.

Nos anos seguintes, houve um maior desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão, como o projeto Alinhavando Sonhos, Construindo Realidades (2006), Movimento A e Projeto Kara a Kara, ambos realizados em 2007 até 2009. O professor Cássio Braz, tendo interrompido seus trabalhos devido ao afastamento para o pós-doutorado em 2007, retomou sua linha de pesquisa vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

 

Texto resumido do artigo Reflexões e  história : (re)construindo a trajetória do NUTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho, dos autores Maria de Fátima de Sena e Silva, Cássio Adriano Braz de Aquino e Raquel Libório Feitosa publicado no libro Práxis em Psicologia.