Pesquisa

“O fenômeno da precarização e da flexibilização laboral no âmbito da Universidade Pública: o caso dos professores substitutos no Centro de Saúde da UFC – Parte III”

 

A partir de categorias centrais como a precarização e a flexibilização, o projeto busca analisar a percepção dos professores substitutos acerca da realidade laboral a que estão submetidos. A pesquisa está em seu terceiro ano de desenvolvimento. Durante o ano de 2007 e 2008 foi realizada, junto aos professores substitutos do Centro de Humanidades da área I da UFC, a primeira fase da pesquisa através um estudo que revelou a percepção dos sujeitos diretamente afetados por esses processos, reconhecendo a base de distinção entre a precarização, como processo, da precariedade como uma condição já constituída de debilidade dos vínculos laborais e que marca a atividade profissional desses trabalhadores. A segunda fase visou a continuação do estudo, com a ampliação do grupo analisado, tomando por referente prioritário os professores do Centro de Ciências da UFC. A terceira fase, a investigação junto aos professores do Centro de Saúde, começou em agosto deste ano, com término previsto para julho de 2011, quando ocorre o encerramento dessa pesquisa.

 

 

“Análise multidisciplinar da atividade laboral desenvolvida na UFC”

 

Essa pesquisa é um projeto do Departamento de Desenvolvimento Humano da UFC (DDH) em parceria com o NUTRA e tem como objetivo compreender como se constitui a atividade laboral dos servidores de setores variados da UFC, a fim de possibilitar transformações nesses contextos de trabalho. Tais transformações intentam favorecer, simultaneamente, a saúde dos trabalhadores e os resultados dos serviços prestados, considerando aspectos relacionados tanto à qualidade quanto à produtividade. O estudo tem caráter multidisciplinar por envolver tanto a Psicologia do Trabalho, tendo como base teórica a Clínica da Atividade (CLOT, 2006), quanto o Serviço Social, com aporte teórico no âmbito da Sociologia do Trabalho (ANTUNES, 1999; 2005; 2008).  A investigação se configura em duas fases. A primeira delas, que teve início no período 2010.1 e ainda encontra-se em andamento, contempla um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo. Intenta-se, a partir desse estudo, aperfeiçoar a política de gestão de pessoas desta Instituição e melhorar o planejamento e o gerenciamento de recursos que se destinam à garantia de condições adequadas de trabalho, viabilizando ações que favoreçam a saúde e contribuindo para o bom exercício profissional necessário a excelência dos serviços prestados pelo setor público.

 

 

“Professor Voluntário: ocupação do tempo, esvaziamento do trabalho, território de precarização.”

 

Pesquisa referente à grade curricular do curso de Psicologia em parceria com o NUTRA, a partir de verificações no que se refere ao retorno de professores aposentados à suas atividades na Universidade sem remuneração, investiga os sentidos que o trabalho possui na produção subjetiva dos trabalhadores. Propõe-se a investigar o lugar ocupado pelo trabalho na vida dos professores voluntários, professores aposentados que retornam à sua atividade sem remuneração. A investigação teve inicio em março de 2010 e ainda está em andamento.