Extensão

Formação Complementar:

 

O Projeto Formação Complementar em Psicologia Social do Trabalho agrega três grupos de estudos: Introdução à Psicologia Social do Trabalho, Psicologia Social do Trabalho I e Saúde do Trabalhador.

O grupo de Introdução propõe-se a vincular os estudantes dos conceitos básicos sobre a temática, possibilitando uma visão crítica; o grupo Psicologia Social do Trabalho I aprofunda o que foi discutido no grupo de Introdução, iniciando uma discussão sobre os aspectos subjetivos do trabalho e as novas configurações que este vem apresentando na contemporaneidade; e o grupo Saúde do Trabalhador propõe-se a discutir a relação entre trabalho e saúde (mental), compreender as formas de expressão do sofrimento psíquico no trabalho, além de debater temáticas contemporâneas relativas ao campo, como violência no trabalho, síndrome de Burnout e assédio moral.

A metodologia adotada consiste em encontros semanais de duas horas de duração, nos quais são discutidos textos previamente definidos que tratam de questões teórico-práticas da Psicologia do Trabalho. Estagiários vinculados ao NUTRA são responsáveis pela facilitação e organização dos grupos.

 

Cinema e Trabalho:

 

O presente projeto consiste em um espaço que se propõe a discutir, problematizar, socializar, (re)construir conhecimentos sobre o mundo laboral, a partir de filmes. Após a exibição do filme, acontece uma discussão com uma pessoa da área convidada para facilitar o momento. O projeto ocorre mensalmente e é aberto para a participação de estudantes de outros cursos, de outras universidades e a pessoas da comunidade.